MANUAL DO PACIENTE

Claro cliente, obrigado por nos escolher.  A nossa equipe primará pela sua saúde e se empenhará para alcançar a excelência em atendimento, almejando a sua satisfação. Este manual estabelece as regras de atendimento do nosso hospital. Mais do que um conjunto de normas e informações, é a certeza de um bom acolhimento por parte de qualquer membro de nossa equipe, tornando a sua estadia segura e confortável, trazendo a garantia de que todos os esforços serão feitos para a sua plena recuperação.

Para que tudo possa ocorrer da melhor maneira possível, precisamos que da parte de familiares e amigos, haja também respeito, entendimento e cumprimento das regras a seguir estabelecidas. Em caso de eventual insatisfação, por gentileza, informe a administração.

Internações

Hospital - Entrada

- A internação só pode ser realizada com encaminhamento médico, exames anteriores anexados e documentação do paciente;

- É obrigatória a leitura e assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Hospitalares pelo paciente ou responsável;

- Para internações de pacientes particulares ou para casos em que tenha diferença de acerto quando optarem por acomodações especiais (vide abaixo), será exigido um codevedor das despesas, que não poderá estar inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, e não podendo ser o paciente para tal fim.

Hotelaria

Leito

- Nos casos de atendimento particular, a acomodação será de opção do paciente, dentre as disponíveis no ato da internação;

- Caso haja opção por acomodações superiores ao que tem direito no plano de saúde, deverá ser feito depósito para cobertura da diferença de valores do aposento escolhido e dos honorários médicos.

Refeições e Diárias

Refeição

- As refeições servidas destinam-se ao paciente. Os horários previstos das refeições são: Café da manhã das 06:30h às 9h; Almoço das 11:30h às 13h; Lanche das 15h às 15:30h; Jantar das 17:30h às 19h (para paciente internado após às 18h o jantar será servido das 19h às 21h).

- As refeições obedecem as dietas estabelecidas pelos médicos e do setor de nutrição do hospital, para a segurança e bem-estar do paciente é indicado que ele evite o consumo de refeições fora dessa dieta;

- O período de cada diária encerra-se às 12h. Estão inclusos no serviço: a acomodação, refeições e serviços de enfermagem. A medicação ministrada, exames realizados e demais despesas, serão calculados no momento da alta médica.

Alta Médica e Alta Administrativa

Hospital - saída

- ALTA MÉDICA: é a liberação do paciente pelo médico. O paciente deverá aguardar no quarto, até que seu acompanhante proceda os tramites da alta administrativa.

- ALTA ADMINISTRATIVA: é a liberação do paciente pelo setor administrativo. O responsável deve comparecer no caixa do hospital e proceder ao pagamento dos serviços médicos hospitalares quando se tratar de particular, ou de documentação legal quando se referir a convênios. Despesas como refeições de acompanhantes, ligações telefônicas, extravio ou danificação de bens do hospital, serão quitadas pelo responsável antes da liberação do paciente, junto a Recepção Central. Neste ato também são entregues a receita médica e são passadas as orientações necessárias.

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Honorários Profissionais

- Para atendimentos particulares, os honorários deverão ser acertados previamente com o(s) profissional(s), ou no Setor de Orçamentos, localizado na Recepção Central do hospital. Caso o pagamento seja procedido por meio de cheque, deverá(ão) ser emitido(s) cheque(s) separado(s) ao hospital e a cada profissional que prestou serviço ao paciente.

- Será realizado um orçamento e depósito prévio do valor no momento da internação, sujeito à correções em função de intercorrências.

Informações Internas e Externas

Informações

- Ligações sobre internados em quartos e apartamentos, serão transferidas diretamente ao aposento, quando existir ramal telefônico, ou ao Posto de Enfermagem do setor;

- Para internados na UTI, as informações serão repassadas conforme Boletins Médicos liberados, e serão prestadas pela Recepção Central (período diurno) ou do Pronto Atendimento (período noturno);

- Informações específicas sobre o estado do paciente só serão fornecidas pelo médico responsável.

Assistência Religiosa

Cruz

- O hospital, através da Capelania, oferece atendimento religioso a quem assim o desejar;

- Atendimentos específicos da religião do paciente devem ser solicitados à Enfermagem, que providenciará junto à Direção;

- A nossa Capela interna é mantida aberta e com livre acesso;

- Pastores, padres e outros líderes religiosos têm livre acesso aos leitos de fiéis de sua Igreja ou instituição religiosa, desde que documentados como tal, e respeitando as normas internas do hospital.

Regras para as Visitas

Crachá de Visitante

- É proibido o uso de trajes inadequados nas dependências do Hospital, tais como saias curtas e minissaias, blusas curtas e decotes grandes, chinelos e sandálias abertas, bermudas e shorts, camisetas regatas e capacetes;

- É proibida a entrada de menores de 12 anos;

- Para visitas na UTI (máximo de 2 pessoas) é proibida entrada de menores de 16 anos sem um acompanhante responsável. É indispensável a apresentação de documentos;

- Nos apartamentos, é permitida a permanência de até 3 pessoas (acompanhante + 2 visitantes) por leito durante os horários autorizados, para entrada de outros torna-se necessário o revezamento das pessoas;

- Nas enfermarias, é permitida a permanência de até 2 pessoas (acompanhante + 1 visitantes) por leito durante os horários autorizados, para entrada de outros torna-se necessário o revezamento das pessoas;

- Entende-se como acompanhante a pessoa que permaneça por no mínimo 4 horas junto ao internado, sendo que para períodos menores será tratado como visitante, estando sujeito aos horários estabelecidos para visitas;

- Só será permitida a permanência como acompanhante os maiores de 18 (dezoito) anos, devidamente registradas na portaria e identificados com o crachá do seu setor.

Regras Invioláveis

Proibido

- Proibido fumar em qualquer dependência do hospital, sem exceções;

- Após às 21h só será permitida a permanência do(a) acompanhante nos apartamentos, não sendo possível a presença de visitantes;

- Nas enfermarias, por se tratar de instalações coletivas, é obrigatório que o acompanhante seja do mesmo sexo do paciente, para evitar constrangimentos;

- Os visitantes e acompanhantes devem limitar sua visita ou permanência ao leito do paciente para o qual se identificou na recepção, sendo proibida a circulação para visita a outros internados, para diminuir o risco de infecção cruzada;

- O silêncio é fundamental na área hospitalar, assim, aparelhos eletro/eletrônicos deverão ser desligados após 22h nas enfermarias e quartos coletivos, e nos apartamentos devem ser mantidos em volume baixo, a ponto do som não alcançar o lado externo do aposento.

- O hospital não se responsabiliza por pertences materiais ou financeiros deixados no quarto, pelo paciente, acompanhantes ou visitantes.

Informações Gerais

Informações

- É proibido trazer travesseiros, cobertores e colchões ao paciente, sem autorização do médico ou chefia da enfermagem, realizada de forma escrita, assinada, e carimbada;

- Os serviços da cantina e do estacionamento do hospital são terceirizados, portanto, serão pagos diretamente pelo usuário ao prestador, não podendo fazer parte do acerto financeiro quando da alta administrativa;

- Reclamações devem ser dirigidas aos postos de enfermagem de cada ala, ou diretamente à Administração. Existe um formulário específico para avaliação de nossos serviços, com as críticas e sugestões dos pacientes/acompanhantes, que deve ser preenchido quando da alta médica e que servirá de base para melhoria de nossos serviços. É importante seu correto preenchimento para que possamos melhorar a qualidade de nosso atendimento. E-mail: ouvidoria@hpdg.org.br;

- O serviço de higienização dos aposentos tem início às 07:30h.

Serviços de Controle de Infecção  Hospitalar

- Manter o quarto organizado e limpo;

- Não lavar roupas na pia do banheiro e estender pelo quarto ou janelas, pois além de prejudicar a higiene do ambiente, danifica os móveis dentre outros;

- Não sentar ou deitar no leito - cama ou berço - do paciente. Este lugar é exclusivamente do paciente.

- Não estocar alimentos nos armários e criados para não atrais insetos. Evite trazer alimentos em excesso, traga somente às refeições necessárias para o acompanhante diariamente.

- Higienizar as mãos, antes e depois de usar o banheiro, espirrar, tossir ou assoar o nariz e após o contato com objetos e outras pessoas. Suas mãos podem transportar microrganismos causadores de infecção. Evite trazer infecção para o paciente.

Horários de Visitas

Enfermaria das 15:00 às 16:00h

Apartamentos das 09:00 às 21:00h

UTI: 09:00h

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(64) 3611-4600         contato@hpdg.org.br

Rua Abel Pereira de Castro, 644 - CEP:75.901-060 - Rio Verde - Goiás

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PRÊMIO 2017

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